domingo, 2 de julho de 2017

Julian Draxler, Claudio Bravo e Timo Werner no pódio; confira os prêmios individuais após o título da Alemanha na Copa das Confederações FIFA de 2017

Draxler (Bola de Ouro), Bravo (Luva de Ouro) e Werner (Chuteira de Ouro) - Reuters

A Copa das Confederações chegou ao seu fim e Alemanha foi campeã ao vencer o Chile por 10 que, não apenas rendeu o título do campeonato, como também nas premiações individuais. Julian Draxler foi eleito melhor do torneio (Bola de Ouro), enquanto Timo Werner foi o artilheiro da competição (Chuteira de Ouro) com três gols e duas assistências.

Por outro lado, o prêmio Luva de Ouro ficou nas mãos do goleiro chileno Claudio Bravo que, embora não tenha conquistado o título da Copa das Confederações, vence pela terceira vez consecutiva em três anos, pois também foi eleito o melhor na Copa América de 2015 no Chile e de 2016 nos Estados Unidos.

  • Bola de Ouro - Julian Draxler
  • Chuteira de Ouro - Timo Werner (3 gols e 2 assistências)
  • Luva de Ouro - Claudio Bravo (apenas 2 gols sofridos em 3 jogos)

ALEMANHA VENCE PRÊMIO FAIR-PLAY DA FIFA


Estatística completa das quatro seleções na fase final do campeonato (clique para ampliar)

A Alemanha também foi a grande vencedora do Prêmio Fair Play da FIFA, que é presenteado a seleção mais disciplinada na competição, ou seja, que levou menos cartões. O atual campeão da Copa das Confederações recebeu apenas 8 amarelos, contra 11 do finalista Chile. Já México e Portugal ficaram de fora da disputa, simplesmente, porque levaram cartão vermelho na disputa pelo terceiro lugar.

Veja abaixo como ficou o resultado final:

Alemanha - 8 cartões amarelos e 66 faltas
Chile - 11 cartões amarelos e 63 faltas
México - 1 cartão vermelho, 9 cartões amarelos e 72 faltas
Portugal - 1 cartão vermelho, 10 cartões amarelos e 60 faltas

Alemanhã é campeã da Copa das Confederações FIFA de 2017 ao derrotar o Chile por 1–0 após falha de Díaz

Melhores momentos da vitória e, consequentemente, o título da Alemanha sobre o Chile por 1–0 (FIFA)

Domingo, 2 de julho - dia em que a Alemanha tornou-se campeã da Copa das Confederações FIFA de 2017 na Rússia ao derrotar o Chile por 1–0 no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. O gol foi marcado por Stindl, após lambança de Marcelo Díaz, que presentou os alemães com o único da partida e, consequentemente, o título conquistado para os atuais campeões do mundo. O goleiro Ter Stegen foi eleito o melhor da partida, uma vez que, evitou um empate dos chilenos.

Atual bicampeão da América, o Chile chegou na grande final do campeonato ao derrotar Portugal nos pênaltis, com destaque do goleiro Claudio, que defendeu três cobranças consecutivas. Enquanto isso, na outra chave, a Alemanha goleou o México por 4–1 e garantiu o passaporte para a final da melhor forma possível.

Duas horas antes da partida, ocorreu a cerimônia de encerramento, na qual abordou a cidade de São Petersburgo, palco da final do evento, além de ter apresentado a principal cultura dos países que foram campeões da Copa das Confederações (Argentina, Dinamarca, Brasil, México e França).

Desde o primeiro tempo, o Chile demonstrou total superioridade dentro de campo, mas pecava nas finalizações. Os jogadores alemães, por outro lado, sentiram o peso de disputarem uma final e, por esta razão, não assustava o gol de Claudio Bravo. Mas como diz o ditado futebolístico: A bola pune... e este foi o principal balde de água fria para os chilenos: Marcelo Díaz cometeu uma lambança dentro da área e presentou os jogadores alemães com um belo gol de Stindl que, sem goleiro, abriu o placar, num lance que definiu o futuro do jogo. A "La Roja" buscava o empate, mas não conseguia. A zaga, novamente falhava, com Jara entregando, mas, desta vez, com bela defesa de Bravo. Enfim... um jogo que faltou contundência daquele experiente em campo.

No segundo tempo, o técnico Juan Antonio Pizzi realizou diversas modificações, incluiu mais atacantes e fez o estilo de jogo padrão ser modificado. Com isto, os alemães buscavam ampliar de contra-ataque, mas, sem efeito. O Chile até teve grandes chances, mas sem sucesso. Alexis Sánchez até tentou numa cobrança de falta, mas foi defendido por Ter Stegen. No final das contas, numa única falha definiu o título para os alemães que, só agradecem e comemoram.

Com o título da Copa das Confederações FIFA de 2017, o time alternativo da Alemanha deixa um belo presente para o técnico Joachim Löw, uma vez que, terá diversos nomes para levá-lo na Copa do Mundo FIFA de 2018 - Draxler, por exemplo, é um deles; eleito melhor do campeonato. Já o Chile, por sua vez, encerra sua participação em segundo lugar do campeonato, mostrando que é necessário ser efetivo no ataque e mais atento na defesa, caso queira brigar pelo título mundial do próximo ano.

RELATÓRIO DA PARTIDA: CHILE 0–1 ALEMANHA

Data: 2 de julho de 2017 | Hora: 15h (de Brasília)
Estádio: Krestovsky, São Petersburgo | Gol(s): Stindl (Alemanha, min 20')
Relatório: FIFA.com e Goal.com | Homem do jogo: Ter Stegen - Alemanha (FIFA)
Árbitro: Milorad Mažić | Árbitro de vídeo: Clément Turpin

Escalação oficial das seleções de Chile e Alemanha (FIFA)

CHILE (4-4-2): Bravo; Isla, Medel, Jara e Beausejour; Aránguiz (Sagal, min 81'), Vidal, M. Díaz (Valencia, min 53') e Hernández; Vargas (Puch, min 81') e Sánchez

Técnico: Juan Antonio Pizzi

ALEMANHA (3-4-3): Ter Stegen; Ginter, Ruediger e Mustafi; Kimmich, Goretzka (Süle, min 90+2'), Rudy e Hector; Stindl, Werner (Can, min 79') e Draxler

Técnico: Joachim Löw

Estatísticas da grande final: Chile 0–1 Alemanha (FIFA)

Cartões amarelos: Kimmich (Alemanha, min 59'), Vidal (Chile, min 59'), Jara (Chile, min 65' - avaliação do árbitro de vídeo), Vargas (Chile, min 75'), Can (Alemanha, min 90'), Bravo (Chile, min 90') e Rudy (Alemanha, min 90+2')

Cartões vermelhos: Não houve cartões vermelhos nesta partida.

Portugal vence o México na prorrogação e fica com o terceiro lugar na Copa das Confederações FIFA de 2017

Portugal fica com o terceiro lugar ao vencer o México, de virada, por 2–1 (FIFA)

Domingo, 2 de julho - dia em que Portugal ficou com o terceiro lugar da Copa das Confederações FIFA de 2017 ao derrotar o México por 2–1 na prorrogação. Os gols foram convertidos por Pepe e Adrien. O gol mexicano foi marcado contra do zagueiro Neto. O jogo também ficou marcado pelo destaque dos goleiros Rui Patricio e Ochoa; este último, eleito melhor da partida, embora tenha sido derrotado.

Portugal e México se enfrentaram na disputa pelo terceiro lugar por terem sido eliminados durante a semifinal. Os portugueses caíram nos pênaltis para o Chile graças a três grandes defesas de Claudio Bravo, enquanto os mexicanos foram goleados pela Alemanha por 4–1.

Logo no início do primeiro tempo, ambas seleções demonstravam interesse pela terceira colocação do campeonato, e não abaixaram a cabeça por terem sido eliminados na semifinal. Apesar da grande chance das duas equipes, quem teve a oportunidade de abrir o placar foi Portugal. Em cobrança de pênalti, aprovado pelo árbitro de vídeo (VAR), Andre Silva desperdiçou, Ochoa defendeu e os portugueses acumularam quatro pênaltis seguidos sem marcar (contando os três perdidos contra o Chile na semifinal). Oportunidade para lá e para cá, mas nada mudou.

No segundo tempo, o desempenho foi o mesmo, mas o México abriu o placar graças a um gol contra marcado pelo zagueiro português Neto (min 54'). O resultado não abalou os atuais campeões da Europa e continuaram buscando o empate a cada instante. Nos acréscimos, quando tudo parecia ter terminado, eis que Pepe (90+1'), de cabeça, coloca a bola no fundo das redes e leva o jogo para prorrogação. No tempo extra, oportunidades para um lado e para o outro, grandes defesas de Ochoa e Rui Patricio, mas o que definiu o resultado da partida foi outro pênalti a favor de Portugal, desta vez, Adrien converteu (min 104') e pôs fim a uma sequência de quatro penalidades sem gols.

Com o resultado final, Portugal finaliza sua participação na Copa das Confederações FIFA de 2017 em terceiro lugar, enquanto México deixa o campeonato em quarto lugar e com duas derrotas seguidas.

RELATÓRIO DA PARTIDA: PORTUGAL 2–1 MÉXICO

Data: 2 de julho de 2017 | Hora: 9h (de Brasília)
Estádio: Arena Otkrytie, Moscou | Gol(s): Neto (México, min 54' - gol contra), Pepe (Portugal, min 90+1') e Adrien (Portugal, min 104')
Relatório: FIFA.com e Goal.com | Homem do jogo: G.Ochoa - México (FIFA)
Árbitro: Fahad Al Mirdasi | Árbitro de vídeo: Sandro Meira Ricci

Escalação oficial das seleções de Portugal e México (FIFA)

PORTUGAL (4-4-2): Rui Patricio; Nelson Semedo, Pepe, Luis Neto e Eliseu; Gelson Martins, Joao Moutinho (Adrien Silva, min 82'), Danilo (Andre Gomes, min 82') e Pizzi (William, min 91'); Andre Silva e Nani (Quaresma, min 70')

Técnico: Fernando Santos

MÉXICO (4-3-3): Ochoa; Layun, Araujo, Moreno e L.Reyes; Herrera, Marquez (M.Fabian, min 106') e Guardado (J. dos Santos, min 80'); Vela, Peralta (H. Lozano, min 61') e Hernandez (R. Jimenez, min 85')

Técnico: Juan Carlos Osorio

Estatísticas da partida: Portugal 2–1 México (FIFA)

Cartões amarelos: R. Marquez (México, min 15'), N.Semedo (Portugal, min 26'), R. Jimenez (México, min 94'), H.Moreno (México, min 98')

Cartões vermelhos: N.Semedo (Portugal, min 106' - após segundo cartão amarelo) e R. Jimenez (México, min 112' - após segundo cartão amarelo)

sábado, 1 de julho de 2017

Alemanha e Chile na final; Portugal e México na disputa pelo terceiro lugar; saiba tudo sobre a reta final da Copa das Confederações FIFA de 2017

Logotipo oficial da Copa das Confederações FIFA de 2017

Neste domingo, 2 de julho, dois jogos marcarão o término da Copa das Confederações FIFA de 2017 na Rússia. Logo mais cedo, a partir das 9h (de Brasília), Portugal vs. México se enfrentam na disputa pelo terceiro lugar. Já às 15h, Alemanha vs. Chile farão a grande final do campeonato.

Durante a semifinal foram definido os jogos. Chile chegou a final por ter eliminado Portugal nos pênaltis (destaque para o goleiro Claudio Bravo que defendeu três pênaltis). Alemanha, por sua vez, detonou o México por 4–1. Sendo assim, as seleções vencedoras garantiram o passaporte à final, enquanto as derrotadas tiveram que disputar o terceiro lugar.

Confira abaixo a lista de jogos que marca o fim da competição na Rússia:


DISPUTA PELO TERCEIRO LUGAR:



FINAL:


quinta-feira, 29 de junho de 2017

Alemanha goleia o México por 4–1 e é a segunda finalista da Copa das Confederações FIFA de 2017; destaque para Goreztka com dois gols na partida

Melhores momento da goleada alemã sobre o México e passaporte à final da competição (FIFA)

Quinta-feira, 29 de junho - dia em que a Alemanha tornou-se a segunda finalista da Copa das Confederações FIFA de 2017 ao derrotar por goleada a seleção do México por 4–1. Os gols foram marcados por Werner, Younes e Goreztka; este último, balançou as redes duas vezes e foi eleito o melhor em campo. Na grande final, Alemanha enfrenta o Chile no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, cuja partida está marcado para este domingo, 2 de julho, a partir das 15h (de Brasília).

As duas seleções tiveram desempenhos idêntico na fase de grupos pelo número de jogos, embora no saldo de gols as coisas se modificam: Alemanha por exemplo vem com duas vitórias (contra Austrália por 3–2 e Camarões por 3–1) e um empate por 1–1 diante do Chile. Já a seleção do México, por sua vez, veio também com duas vitórias (para Nova Zelândia e Rússia com placar de 2–1 cada) e um empate por 2–2 contra Portugal.

Logo nos primeiros 10 minutos de jogo, a Alemanha aproveitou o "apagão mexicano" e Goretzka balançou as redes duas vezes (min 6' e 8'). Somente após a fatalidade, o México começou a se encontrar na partida e conseguir dominar o adversário na posse de bola, uma especialidade na equipe de Juan Carlos Osório. Entretanto, as finalizações não foram certeiras, enquanto os alemães se recuaram na partida para defender a vantagem que conseguiram.

No segundo tempo, o México não mudou sua postura de jogo, o que deixou espaços para Werner ampliar o marcador. Alemanha, por sua vez, administrava o resultado que, apesar de ter perdido na posse de bola, foi contundente nas principais finalizações que teve a seu favor. No final da partida, Fabian ainda diminuiu para os mexicanos (min 89'), mas Younes fez o quarto para os alemães e fechou o placar.

Com a vitória por 4–1, a Alemanha garantiu o passaporte para a final da Copa das Confederações, cujo adversário será o Chile. O jogo está marcado para este domingo, 2 de julho, a partir das 15h (de Brasília), no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. Já o México, por sua vez, volta a campo também neste domingo, mas para a disputa pelo terceiro lugar contra Portugal, que será disputado na Arena Otkrytie, em Moscou.

RELATÓRIO DA PARTIDA: ALEMANHA 4–1 MÉXICO

Data: 29 de junho de 2017 | Hora: 15h (de Brasília)
Estádio: Olímpico de Fisht, Sóchi | Gol(s): Goretzka (Alemanha, min 6' e 8'), Werner (Alemanha, min 59'), Fabian (México, min 89'), Younes (Alemanha, min 90+1')
Relatório: FIFA.com e Goal.com | Homem do jogo: Goreztka - Alemanha (FIFA)
Árbitro:Néstor Pitana | Árbitro de vídeo: Sandro Meira Ricci

Escalação oficial das seleções de Alemanha e México (FIFA)

ALEMANHA (4-3-3): Ter Stegen; Kimmich, Ginter e Ruediger; Henrichs. Goretzka (Can, min 67'), Rudy e Hector; Stindl (Brandt, min 78'), Werner e Draxler (Younes, min 81')

Técnico: Joachim Löw

MÉXICO (4-3-3): Ochoa; Layun, Araujo, Moreno e Alanis; J. dos Santos (Marquez, min 66'), Herrera e G. dos Santos (Fabian, min 62'); Jimenez, J.Hernandez e Aquino (Lozano, min 46')

Técnico: Juan Carlos Osorio

Estatísticas da partida: Alemanha 4–1 México (FIFA)

Cartões amarelos: Jimenez (México, min 55') e Can (Alemanha, min 72')

Cartões vermelhos: Não houve cartões vermelhos nesta partida.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Nos pênaltis, Claudio Bravo é o herói do passaporte do Chile para a final da Copa das Confederações FIFA de 2017 ao defender três cobranças consecutivas (3–0)

Claudio Bravo faz três grandes defesas nos pênaltis e leva o Chile à final da Copa das Confederações (FIFA)

Quarta-feira, 28 de junho – dia em que o Chile tornou-se a primeira seleção finalista da Copa das Confederações FIFA de 2017 ao eliminar Portugal nos pênaltis por 3–0, convertidos por Arturo Vidal, Charles Aránguiz e Alexis Sánchez. O goleiro Claudio Bravo, herói da partida e também eleito o melhor em campo, foi responsável por defender as três cobranças: Ricardo Quaresma, Joao Moutinho e Nani, respectivamente. Com o passaporte garantido para a grande final, a "La Roja" voltará a campo neste domingo, dia 2 de julho, no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo, para enfrentar o vencedor do duelo entre Alemanha e México, que será disputado nesta quinta-feira, 29 de junho, em Moscou.

Invictos na fase de grupos e, curiosamente, no tempo regulamentar desta semifinal, Portugal e Chile tiveram desempenhos distintos: os europeus vieram de duas vitórias (contra Rússia por 1–0 e Nova Zelândia por 4–0), além de um empate por 2–2 com o México. A seleção sul-americana, por sua vez, veio com uma vitória diante de Camarões por 2–0 e dois empates por 1–1 contra Alemanha e Austrália.

No início do primeiro tempo, Portugal começou a ter mais volume de jogo e o domínio de jogo. Entretanto, Chile conseguiu equilibrar as coisas depois dos 15 minutos de partida, superando-o na posse de bola. Nas finalizações, a "La Roja" assustou os europeus com chute de Eduardo Vargas, que parou no goleiro Rui Patricio. Os portugueses, no entanto, descontaram, com Bernardo Silva, após assistência de Cristiano Ronaldo, que parou nas mãos de Claudio Bravo. O tempo foi passando e os bicampeões da América tiveram melhor desempenho. No segundo tempo, aquele mesmo filme dos 45 minutos iniciais: Vargas surpreendeu Rui Patricio, mas CR7 finalizou para a grande defesa do goleiro chileno.

Após 0–0 no tempo regulamentar, veio a prorrogação: Portugal voltou a ter mais liberdade para realizar seu jogo, mas tudo indicava uma estratégia do técnico do Chile, Juan Antonio Pizzi, para saber a iniciativa do adversário. A postura dentro de campo era idêntica dos 90 minutos. Ambas seleções tiveram boas chances, um chute de André Gomes pra fora, além de uma cabeçada de Sánchez, que quase ia na direção do gol. No segundo tempo da prorrogação, especificamente no min 118', Arturo Vidal rematou na trave e, logo em seguida, Martín Rodríguez fez a mesma coisa. Era os últimos lances da partida, que manteve o mesmo resultado, desta vez, nos 120 minutos de partida.

O resultado desta semifinal só foi definido na disputa por pênaltis, ou seja, quem foi o herói desta classificação da Seleção Chilena foi o goleiro e capitão Claudio Bravo: defendeu três cobranças consecutivas (Ricardo Quaresma, Joao Moutinho e Nani), enquanto os jogadores chilenos Arturo Vidal, Charles Aránguiz e Alexis Sánchez converteram os gols, que resultou na vitória do atual bicampeão da América por 3–0 e passaporte garantido para a final da Copa das Confederações FIFA de 2017 que será disputado neste domingo, 2 de julho, no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. O adversário será definido nesta quinta-feira (29), do vencedor da segunda semifinal entre Alemanha vs. México. Já Portugal, por sua vez, também jogará no domingo, mas para a disputa pelo terceiro lugar com o perdedor do chaveamento de amanhã.

RELATÓRIO DA PARTIDA: PORTUGAL (0) 0–0 (3) CHILE

Data: 28 de junho de 2017 | Hora: 15h (de Brasília)
Estádio: Arena Kazan, Cazã | Gol(s): Não houve gols nos 90 minutos regulamentares + 30 minutos da prorrogação. Nos pênaltis, Vidal, Aránguiz e Sánchez converteram para o Chile / Ricardo Quaresma, Joao Moutinho e Nani perderam (Claudio Bravo defendeu as três cobranças)
Relatório: FIFA.com e Goal.com | Homem do jogo: Claudio Bravo - Chile (FIFA)
Árbitro: Alireza Faghani | Árbitro de vídeo: Ravshan Irmatov

Escalação oficial das seleções de Portugal e Chile (FIFA)

PORTUGAL (4-4-2): Rui Patricio; Cedric, Bruno Alves, Jose Fonte e Eliseu; Bernardo Silva (Ricardo Quaresma, min 83'), Adrien Silva (Joao Moutinho, min 102'), William e Andre Gomes (Gelson Martins, min 116'); Andre Silva (Nani, min 76') e Cristiano Ronaldo

Técnico: Fernando Santos

CHILE (4-3-1-2): Bravo; Isla (Fuenzalida, min 120'), Medel, Jara e Beausejour; Aránguiz, M.Díaz e Hernández (Silva, min 112'); Vidal; Vargas (Rodríguez, min 86') e Sánchez

Técnico: Juan Antonio Pizzi

Estatísticas da partida: Portugal 0 (0) – (3) 0 Chile (FIFA)

Cartões amarelos: Gonzalo Jara (Chile, min 23'), William (Portugal, min 31'), Andre Silva (Portugal, min 43'), Pablo Hernández (Chile, min 51'), Jose Fonte (Portugal, min 96'), Bruno Alves (Portugal, min 111') e Cedric (Portugal, min 115')

Cartões vermelhos: Não houve cartões vermelhos nesta partida.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Quatro seleções invictas na semifinal; confira a lista de jogos da Copa das Confederações FIFA de 2017

Logotipo oficial da Copa das Confederações FIFA de 2017

Nesta quarta-feira, 28 de junho, dará início à semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 na Rússia. Uma curiosidade é que todas as quatro semifinalistas da competição não perderam um jogo sequer na fase de grupos - quando ambos se enfrentaram, resultou-se num empate - feito inédito na história do torneio.

A partida que marca a estreia desta nova fase será entre Portugal vs. Chile, jogo que será realizado na Arena Kazan, em Cazã. Os portugueses se qualificaram como líder do Grupo A, enquanto os chilenos encerraram como vice-líder do Grupo B. Já na quinta-feira, 29 de junho, é a vez do duelo entre Alemanha vs. México, isto é, o líder do Grupo B contra o vice-líder do Grupo A. A partida ocorrerá no Estádio Olímpico de Fisht, em Sóchi.

Confira abaixo os dois jogos que definirão os finalistas do campeonato. Os perdedores das duas chaves se enfrentarão numa disputa pelo terceiro lugar:


LISTA DE JOGOS - SEMIFINAL - COPA DAS CONFEDERAÇÕES FIFA DE 2017


Semifinal I


Semifinal II

Alemanha venceria o Prêmio Fair Play da FIFA caso a Copa das Confederações terminasse na fase de grupos

Alemanha ganharia o Prêmio Fair Play por ter recebido apenas 4 cartões (clique acima para ampliar)

Neste último domingo, 25 de junho, foi concluído a fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017 na Rússia, que definiu as quatro seleções que estarão na semifinal do campeonato: Portugal, México, Alemanha e Chile. Ambas equipes não disputam apenas o título, mas serão premiados pela FIFA com o Prêmio Fair Play, ou seja, para aquela seleção melhor disciplinada em campo.

Os critérios de avaliação é aquele que teve o menor número de cartões vermelhos, amarelos e, em caso de desempate, pelas faltas cometidas. Apenas seleções que chegam na semifinal da Copa das Confederações é que podem participar desta premiação. Por esta razão, Alemanha ganharia o Prêmio Fair Play (analisando até a fase de grupos) por ter recebido apenas 4 cartões amarelos, contra 5 de Portugal e Chile, além de 6 do México.

Em 2013, a Espanha venceu o Fair Play, embora tenha perdido na final. Confira abaixo as estatísticas, caso levássemos em consideração o desempenho destas na fase de grupos:

ALEMANHA:

  1. contra Austrália - 1 cartão amarelo e 7 faltas cometidas (relatório)
  2. contra Chile - 2 cartões amarelos e 13 faltas cometidas (relatório)
  3. contra Camarões - 1 cartão amarelo e 10 faltas cometidas (relatório)

PORTUGAL:

  1. contra México: 1 cartão amarelo e 14 faltas cometidas (relatório)
  2. contra Rússia: 2 cartões amarelos e 10 faltas cometidas (relatório)
  3. contra Nova Zelândia: 2 cartões amarelos e 5 faltas cometidas (relatório)

CHILE:

  1. contra Camarões - 1 cartão amarelo e 8 faltas cometidas (relatório)
  2. contra Alemanha - 2 cartões amarelos e 18 faltas cometidas (relatório)
  3. contra Austrália - 2 cartões amarelos e 11 faltas cometidas (relatório)

MÉXICO:

  1. contra Portugal: 2 cartões amarelos e 14 faltas cometidas (relatório)
  2. contra Nova Zelândia: 2 cartões amarelos e 15 faltas cometidas (relatório)
  3. contra Rússia: 2 cartões amarelos e 7 faltas cometidas (relatório)

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Histórico dia 26 de junho de 2016: há um ano atrás, Chile tornava-se campeão da Copa América Centenário ao derrotar a Argentina por 4–2 nos pênaltis

O goleiro capitão Claudio Bravo levanta a taça da Copa América Centenário (CONMEBOL)

26 de junho de 2016 - dia em que o Chile de Juan Antonio Pizzi conquistava o título da Copa América Centenário ao vencer a Argentina por 4-2 nos pênaltis, após empate sem gols durante 120 minutos de jogo. No decorrer da competição, foram 6 jogos, sendo 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Veja abaixo como foi a trajetória do atual bicampeão da América ao título do centésimo ano da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

Não foi fácil o caminho até a final, pois a "La Roja" começou sua preparação em amistosos com derrotas diante de Jamaica por 2–1 em Santiago e pro México por 1–0 em San Diego. As incertezas da equipe treinada por Juan Antonio Pizzi era enorme, pois tinha a missão de conseguir o mesmo sucesso que foi no comando de Jorge Sampaoli.

Chile, que era do Grupo D, estreou na Copa América Centenário diante da Argentina - muitos consideravam aquele jogo como uma reedição do título da Copa América de 2015. Naquela ocasião foi derrotado por 2–1, o único resultado negativo daquele campeonato. O único gol foi marcado por Fuenzalida nos acréscimos do segundo tempo. No segundo jogo, diante da Bolívia, o treinador realizou diversas modificações em sua equipe, tendo, inclusive, deixado Eduardo Vargas no banco de reservas. O salvador da pátria foi Arturo Vidal, que marcou dois gols, sendo o último, de pênalti polêmico, no final da partida com vitória por 2–1. Na última rodada, as coisas mudaram, pois enfrentou o Panamá e o ataque formado por Sánchez e Vargas finalmente funcionou. Os panamenhos até abriram o placar após uma falha do goleiro Bravo, mas a dupla foi responsável pela vitória por 4–2, com dois gols de cada. O atual bicampeão da América terminou na segunda colocação com 6 pontos conquistados e classificado para a próxima fase.

A campanha na fase de grupos foi regular, ao menos no ponto de vista comparável a outras seleções como Argentina e México, que tinham números melhores naquele campeonato. E logo os mexicanos, líder do Grupo C, foi adversário do Chile nas quartas de final. Muitos inclusive diziam que a seleção da CONCACAF eliminaria o atual campeão da América de 2015 e faziam prognósticos de uma final entre eles contra a Argentina. Pois bem, a equipe de Juan Antonio Pizzi surpreendeu o continente e aplicou a maior goleada sofrida da história do México: 7–0 no Levi's Stadium, em Santa Clara, com direito há mais de 60 mil torcedores mexicanos. O atacante Eduardo Vargas, que ficou de fora contra a Bolívia, balançou as redes quatro vezes - sendo mais dois marcados por Puch e o outro por Sánchez. A "La Roja" se classificava para a semifinal com aquele futebol encantador contra a Colômbia e, mesmo sem Arturo Vidal entre os titulares, ausente por excesso de cartões amarelos, o Chile fez sua parte em menos de 15 minutos, vencendo por 2–0, com gols de Aránguiz e Fuenzalida.

A Seleção Chilena chegava na grande final daquele 26 de junho de 2016 com quatro vitórias seguidas (contra Bolívia, Panamá, México e Colômbia), enquanto Argentina estava 100% de invencibilidade, com cinco vitórias (diante do Chile, Panamá, Bolívia, Venezuela e Estados Unidos). sendo as últimas quatro partidas por goleada. A seleção de Lionel Messi estava tão empolgada com esta Copa América Centenário que muitos acreditavam que este título estaria nas mãos da Albiceleste. Entretanto, o Chile provou que no futebol os resultados só acontecem dentro de campo. Com a exceção da falha absurda de Gary Medel ao perder a bola para Gonzalo Higuaín que, incrivelmente, foi para fora, nada mais atrapalhou o título da "La Roja", nem a expulsão duvidosa de Marcelo Díaz, nem a cabeçada de Agüero, que foi espalmado pelo Claudio Bravo. Na disputa por pênaltis, o goleiro brilhou mais uma vez, defendendo a cobrança de Lucas Biglia. Na última cobrança, Francisco Silva converteu o pênalti que acrescenta mais um título da Copa América para o Chile.

Um ano depois do bicampeonato da América em sua história, a Seleção Chilena está outra vez rumo ao título de um campeonato oficial: a Copa das Confederações FIFA de 2017 - cuja competição se encontra na fase semifinal, na qual enfrentará o campeão da Eurocopa, Portugal, nesta quarta-feira (28), a partir das 15h (de Brasília) na Arena Kazan, em Cazã.

Árbitro de vídeo serviu até para Roldán expulsar jogador não envolvido; veja os destaques da última rodada da Copa das Confederações FIFA de 2017

No último domingo, 25 de junho, a terceira e última rodada da fase de grupos Copa das Confederações FIFA de 2017 foi marcada por polêmicas no quesito "arbitragem". Por esta razão, o VAR (video assistant referee), mais conhecido como árbitro de vídeo, teve que ser utilizado para decidir uma suposta penalidade, aplicação de cartões amarelo e vermelho, anular gol por impedimento, além de fazer com que o "árbitro" expulse algum incorretamente, mesmo após conferir as imagens.

Dos quatro jogos, três tiveram que lidar com o árbitro de vídeo, com exceção da partida entre Portugal e Nova Zelândia. Veja abaixo os detalhes de tudo que aconteceu durante esta última rodada da fase de grupos:


NEGATIVA DE PÊNALTI - I; GOL ANULADO POR IMPEDIMENTO


>Pênalti negado pela tecnologia (à esq.) /  gol anulado por impedimento (à dir.) - clique para ampliar

Na vitória do México por 2–1 diante da Rússia, pelo Grupo A da Copa das Confederações, houve lances polêmicos em que o árbitro de vídeo teve que ser utilizado para resolver tais situações. Logo aos 18 minutos do primeiro tempo, Smolov, da Rússia, foi derrubado dentro da área. O árbitro simplesmente negou, mas quando os anfitriões reclamaram, a tecnologia foi acionada, mas respeitou a decisão da arbitragem em campo.

Já no segundo tempo, Moreno balançou as redes, o que seria o terceiro gol do México. Entretanto, o árbitro de vídeo apareceu novamente para anular o gol, comprovando impedimento.

NEGATIVA DE PÊNALTI - II; APLICAÇÃO DE CARTÃO AMARELO


Pênalti negado (à esq.) / cartão amarelo para Tim Cahill (à dir.)

Pelo Grupo B, Chile e Austrália empataram em 1–1, mas quando a partida ainda estava sem gols, Alexis Sánchez foi derrubado dentro da área e pediu a penalidade. O árbitro Gianlucca Rocchi acionou o árbitro de vídeo e, pela análise dos assistentes, o pênalti foi negado, uma vez que o jogador da seleção da Oceania teve a intenção de tocar na bola e não no jogador. Ainda no primeiro tempo, o australiano Tim Cahill fez uma falta duríssima em Charles Aránguiz. Por esta razão, foi consultado a tecnologia e, no final, decidiu-se pela aplicação do cartão amarelo.

DESTAQUE: ÁRBITRO SE ENROLA MESMO COM USO DO ÁRBITRO DE VÍDEO


O árbitro Roldán se equivoca ao expulsar jogador não envolvido, mas corrige posteriormente (Telemundo)

Quando o árbitro de vídeo foi introduzido na Copa das Confederações FIFA de 2017, era esperado que os responsáveis tomassem a decisão correta em campo. Entretanto, no jogo entre Alemanha e Camarões, do Grupo B, na qual apitou Wilmar Roldán, foi diferente. Vamos explicar abaixo o porquê:

No segundo tempo, especificamente aos min 61', Can (Alemanha) e Aboubakar (Camarões) protagonizaram a polêmica desta rodada: para ficar com a bola, ambos utilizou os pés, mas o camaronês atingiu, duramente, o jogador alemão. O árbitro consultou a tecnologia e, mesmo com as imagens, expulsou Siani (hã?). Contudo, não durou muito tempo e, novamente, prestou atenção no vídeo para que, finalmente, aplicasse o cartão vermelho corretamente para Aboubakar, numa partida em que Roldán nos ensinou que "o ser humano costuma cometer erros até quando se vê com os próprios olhos, mas não rejeita a correção quando há dúvidas de que esteja equivocado".

Portugal, México, Alemanha e Chile: os principais destaques da última rodada que define os quatro semifinalistas da Copa das Confederações FIFA de 2017

No último domingo, 25 de junho, foi concluído a fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017 na Rússia, numa rodada que definiu os quatro semifinalistas da competição. As seleções de Portugal e México garantiram a vaga pelo Grupo A, enquanto Alemanha e Chile encerraram a lista de classificados do Grupo B. No entanto, estas informações ainda são insuficientes. Por esta razão, confira abaixo os principais destaques:


MÉXICO É SEMIFINALISTA I; ANFITRIÃO PASSA VERGONHA EM CASA


Lozano faz golaço de cabeça, que deu a vitória do México, de virada, por 2–1 (RTP Notícias)

Pelo Grupo A, o México derrotou a Rússia por 2–1, numa partida de definição que garantiu uma vaga para a semifinal da Copa das Confederações. Para os mexicanos, apenas um empate era necessário, contudo os russos precisavam vencer para garantir o passaporte à próxima fase. Os donos da casa até começaram na frente com gol de Samedov. Entretanto, o campeão da CONCACAF não se intimidou e o empate veio cinco minutos depois com Araujo. Na etapa final, Lozano virou a partida e fechou o placar.


PORTUGAL É SEMIFINALISTA II; MAIOR GOLEADA DO CAMPEONATO


Portugal aplica a maior goleada da competição até o momento (Youtube)

Portugal e Nova Zelândia se enfrentaram pela última rodada do Grupo A da Copa das Confederações, numa partida que também marcou a classificação para a semifinal. Os portugueses jogaram apenas pelo empate, mas aproveitou, até então, a única eliminada da competição para goleá-los por 4–0. Os gols foram marcados por Cristiano Ronaldo (de pênalti), Bernardo Silva, Andre Silva e Nani.

ALEMANHA É SEMIFINALISTA III; CAMARÕES DÁ ADEUS À COMPETIÇÃO


Alemanha vence Camarões e é um dos semifinalistas da competição (Bleacher Report)

Pelo Grupo B da Copa das Confederações, Alemanha vence Camarões por 3–1 e se torna a terceira seleção qualificada para a semifinal. Os gols foram marcados por Dermibay e duas vezes com Werner; os camaronenses, eliminado na fase de grupos, até diminuiu com Aboubakar. O jogo também ficou marcado pela inédita aplicação do cartão vermelho analisado pelo VAR, mais conhecido como árbitro de vídeo - Mabouka foi expulso.

CHILE É SEMIFINALISTA IV; AUSTRÁLIA VOLTA PARA CASA


Martín Rodríguez comemora seu 1.º gol com a "La Roja" no empate diante da Austrália (RT International)

Chile e Austrália finalizaram o Grupo B com um empate por 1–1, que garantiu aos chilenos a vaga para a semifinal da Copa das Confederações. Os australianos, que precisavam vencer por dois gols de diferença, abriu o placar com Troisi. Entretanto, a alegria durou pouco pois na etapa final, Martín Rodríguez, jogador de apenas 22 anos, entrou no lugar de Fuenzalida, e empatou a partida, sendo o primeiro do atacante com a camisa da "La Roja".

domingo, 25 de junho de 2017

Chile empata com a Austrália, elimina o adversário e se classifica à semifinal como segundo colocado do Grupo B da Copa das Confederações FIFA de 2017

Melhores momentos do empate do Chile por 1–1, que mesmo assim, está classificado à semifinal (FIFA)

Domingo, 25 de junho. dia em que o Chile se classificou para a semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 como segundo colocado do Grupo B após empate por 1–1 contra a Austrália; esta última, eliminada da competição na fase de grupos. Num jogo marcado pela volta do goleiro chileno Claudio Bravo, os australianos abriram o placar com Troisi; mas na etapa final, Rodríguez deixou tudo igual. Na próxima fase, o atual bicampeão da América enfrentará Portugal, na Arena Kazan, em Cazã, cuja partida está marcada para esta quarta-feira (28), a partir das 15h (de Brasília).

Quanto ao desempenho de ambas seleções nas duas rodadas anteriores da fase de grupos, o Chile estreou com vitória diante de Camarões por 2–0, além de um belo empate por 1–1 diante da Alemanha. Por outro lado, a Austrália vinha de derrota para os alemães por 3–2 e empate por 1–1 contra Camarões.

O técnico Juan Antonio Pizzi, da Seleção Chilena, colocou um time em campo com cinco modificações, entre elas, a ausência de Medel; entretanto, o goleiro Claudio Bravo voltou a titularidade após se recuperar de lesão. Desde o início da partida, o Chile tinha conhecimento de que jogaria por um empate ou até sendo derrotado por um gol de diferença. Pois é, a equipe acabou sendo vítima do belo desarme aéreo dos australianos, que impediram diversas jogadas de cruzamento. Além disso, o craque Alexis Sánchez chegou a ser derrubado dentro da área e, por contestação dos chilenos, o árbitro de vídeo foi utilizado e teve a mesma decisão do árbitro em campo que ignorou o lance. Os problemas foram se complicando, as jogadas não foram certeiras, até que aos 42 minutos do primeiro tempo, a Austrália aproveitou uma falha da zaga que deixou Troisi, livre na área, para abrir o placar. O resultado ainda classificava o atual bicampeão da América.

No segundo tempo, o Chile entrou em campo sabendo do empate parcial sem gols na outra partida entre Alemanha e Camarões. O treinador colocou Martín Rodríguez no lugar de Fuenzalida e foi dele que a "La Roja" chegou ao empate (min 67'). Entretanto, o resultado deixava na segunda colocação do Grupo B, enquanto os alemães já venciam por 2–0. A virada poderia ter acontecido se a cabeçada de Vargas, após assistência de Sánchez, não fosse para fora. O tempo foi passando, os jogadores chilenos controlaram a posse de bola e mantiveram o resultado da partida.

Com o empate por 1–1, o Chile está classificado para a semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 como segundo colocado do Grupo B (isto porque Alemanha venceu Camarões por 3–1). Enfrentará Portugal (líder do Grupo A) nesta quarta-feira, 28 de junho, a partir das 15h (de Brasília) na Arena Kazan, em Cazã. Já a Austrália se despede da competição com uma derrota e dois empates.

RELATÓRIO DA PARTIDA: CHILE 1–1 AUSTRÁLIA

Data: 25 de junho de 2017 | Hora: 12h (de Brasília)
Estádio: Arena Otkrytie, Moscou | Gol(s): Troisi (Austrália - min 42') e Rodríguez (Chile, min 67')
Relatório: FIFA.com e Goal.com | Homem do jogo: Troisi - Austrália (FIFA)
Árbitro: Gianluca Rocchi | Árbitro de vídeo: Ovidiu Hategan

Escalação oficial das seleções de Chile e Austrália (FIFA)

CHILE (4-3-3): Bravo; Isla, P.Díaz, Jara e Mena; Vidal, Silva e Aránguiz (Hernández, min 46'); Fuenzalida (Rodriguez, min 46'), Vargas (M.Díaz, min 82') e Sánchez

Técnico: Juan Antonio Pizzi

AUSTRÁLIA (3-4-3): Ryan; R. Mcgowan, Sainsbury (Wright, min 72') e Milligan; Kruse, Irvine, Luongo e Behich; Cahill (Leckie, min 57'), Juric (Maclaren, min 62') e Troisi

Técnico: Ange Postecoglou

Estatísticas da partida: Chile 1–1 Austrália (FIFA)

Cartões amarelos: Luongo (Austrália, min 21'), Troisi (Austrália, min 31'), Cahill (Austrália, min 33' - por árbitro de vídeo). Behich (Austrália, min 45+1'), Arturo Vidal (Chile, min 57') e Hernández (Chile, min 75')

Cartões vermelhos: Não houve cartões vermelhos nesta partida.

Alemanha vence por 3–1, elimina o Camarões e se classifica para semifinal como líder do Grupo B da Copa das Confederações FIFA de 2017

Melhores momentos da vitória da Alemanha por 3–1 diante de Camarões e classificação à semifinal (FIFA)

Neste domingo, 25 de junho, dia em que a Alemanha garantiu a vaga para semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 como líder do Grupo B após vencer o Camarões por 3–1. Os gols foram marcado duas vezes por Werner e outra com Dermibay. O adversário eliminado na fase de grupos até diminuiu com Aboubakar. Na próxima fase, os alemães enfrentam o México no Estádio Olímpico de Fisht, em Sóchi, cuja partida marcada para esta quinta-feira (29).

Quanto ao desempenho das duas seleções na fase de grupos, a Alemanha vinha uma vitória sobre a Austrália por 3–2, além de um empate por 1–1 contra o Chile. Já a seleção de Camarões, por sua vez, foi derrotado na estreia para o atual bicampeão da América por 2–0 e empatou por 1–1 diante dos australianos.

No início do jogo, as duas seleções entraram em campo focado em buscar a classificação. Como os alemães jogavam pelo empate, os camaroneses precisavam da vitória e por isto tentaram surpreender os adversários com belas finalizações, muitas delas salva pelo goleiro Ter Stegen. O tempo foi passando e ambas equipes não saíram do zero.

No segundo tempo, a Alemanha já sabia que no outro jogo, o Chile até então perdia por 1–0 diante da Austrália e voltaram com tudo em busca de abrir o placar, que não demorou, pois Dermibay fez logo no início (min 48'). A seleção de Camarões, por sua vez, chegou a perder o controle, que culminou com a expulsão direta de Mabouka (min 64') - lance que passou por avaliação no árbitro de vídeo. Se a vitória parcial e jogando com um a menos estava bem, os alemães queriam mais: Werner ampliou dois minutos depois (min 66') e teve a vida tranquila pela frente. Até levou um gol dos camaroneses com Aboubakar (min 78'), mas Werner, de novo, tranquilizou a situação (min 81') para fechar o resultado do jogo.

Com a vitória por 3–1, a Alemanha está classificada para a semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 como líder do Grupo B (uma vez que Chile empatou diante da Austrália). Enfrentará o México (segundo do Grupo A) nesta quinta-feira, 29 de junho, no Estádio Olímpico de Fisht, em Sóchi. Já Camarões se despede da competição na fase com duas derrotas e um empate.

RELATÓRIO DA PARTIDA: ALEMANHA 3–1 CAMARÕES

Data: 25 de junho de 2017 | Hora: 12h (de Brasília)
Estádio: Olímpico de Fisht, Sóchi | Gol(s): Dermibay (Alemanha, min 48'), Werner (Alemanha, min 66'), Aboubakar (Camarões, min 78') e Werner (Alemanha, min 81)
Relatório: FIFA.com e Goal.com | Homem do jogo: Werner - Alemanha (FIFA)
Árbitro: Wilmar Roldán | Árbitro de vídeo: Artur Dias

Escalação oficial das seleções de Alemanha e Camarões (FIFA)

ALEMANHA (3-4-3): Ter Stegen; Ginter, Ruediger e Suele; Kimmich, Can, Rudy (Henrichs, min 74') e Plattenhardt; Demirbay (Brandt, min 77'), Werner e Draxler (Younes, min 80')

Técnico: Joachim Löw

CAMARÕES (4-3-3): Ondoa; Mabouka, Ngadeu Ngadjui, Teikeu e Fai; Siani, Zambo Anguissa e Mandjeck (lesionado) Djoum (Ngamaleu, min 58'); Bassogog (Ekambi, min 82'), Aboubakar e Moukandjo (Guihoata, min 70')

Técnico: Hugo Broos

Estatísticas da partida: Alemanha 3–1 Camarões (FIFA)

Cartões amarelos: Plattenhardt (Alemanha, min 90+2')

Cartões vermelhos: Mabouka (Camarões, min 64' - expulso - decisão por árbitro de vídeo).

sábado, 24 de junho de 2017

Portugal goleia a Nova Zelândia por 4–0 e se classifica à semifinal como líder do Grupo A da fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017

Confira a goleada de Portugal por 4–0 e a classificação para a semifinal da Copa das Confederações (FIFA)

Neste sábado, 24 de junho, dia em que Portugal se classificou para a semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 como primeiro colocado do Grupo A ao golear a Nova Zelândia por 4–0 no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. Os gols foram marcados por Cristiano Ronaldo (de pênalti), Bernardo Silva, Andre Silva e Nani. Com o resultados, o atual campeão da Eurocopa encerra a participação na fase de grupos com 7 pontos e saldo de gols de +5. Já a seleção da Oceania volta para casa com três derrotas consecutivas.

Nova Zelândia e Portugal tiveram desempenhos opostos na fase de grupos da Copa das Confederações: a seleção da Oceania vem de duas derrotas, ou seja, para Rússia e México. Já o campeão da Eurocopa empatou com os mexicanos por 2–2, além da vitória diante dos anfitriões da competição por 1–0.

Desde o início do primeiro tempo, Portugal demonstrou em campo o seu favoritismo na partida; teve diversas finalizações, mas não certeiras. A Nova Zelândia, por outro lado, buscava surpreender com algumas oportunidades que teve com a bola nos pés, mas sem sucesso. Somente aos 33 minutos, de pênalti, Cristiano Ronaldo abriu o placar para o atual campeão da Eurocopa. E não demorou muito para Bernardo Silva ampliar o marcador (min 37').

No segundo tempo, Portugal priorizou a vantagem que tinha e, mesmo com a saída de Cristiano Ronaldo (min 67'), a equipe fechou o placar com gols de André Silva (min 80') e Nani (min 90+1'); este último, entrou em campo no lugar do craque da seleção para definir a primeira goleada do campeonato.

Com a excelente vitória por 4–0, Portugal está classificado para a semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 como primeiro lugar do Grupo A com 7 pontos (venceu o adversário México no saldo de gols por +5 contra +2). Enfrentará o segundo lugar do Grupo B em jogo marcado na próxima quarta-feira, 28 de junho, na Arena Kazan, em Cazã. a partir das 15h (de Brasília). A Nova Zelândia, por sua vez, deixa a competição com três derrotas consecutivas na fase de grupos.

RELATÓRIO DA PARTIDA: NOVA ZELÂNDIA 0–4 PORTUGAL

Data: 24 de junho de 2017 | Hora: 12h (de Brasília)
Estádio: Krestovsky, São Petersburgo | Gol(s): Cristiano Ronaldo (Portugal, min 33' - pênalti), Bernardo Silva (Portugal, min 37'), Andre Silva (Portugal, min 80') e Nani (Portugal, min 90+1')
Relatório: FIFA.com e Goal.com | Homem do jogo: Cristiano Ronaldo - Portugal (FIFA)
Árbitro: Mark Geiger | Árbitro de vídeo: Sandro Meira Ricci

Escalação oficial das seleções de Nova Zelândia e Portugal (FIFA)

NOVA ZELÂNDIA (3-5-2): Marinovic; Boxall, Durante (Smeltz, min 74') e Smith; Ingham, Lewis (Barbarouses, min 65'), McGlinchey (Tuiloma, min 37'), Thomas e Doyle; Rojas e Wood

Técnico: Anthony Hudson

PORTUGAL (4-4-2): Rui Patricio; Nelson Semedo, Pepe, Bruno Alves e Eliseu; Ricardo Quaresma (Gelson Martins, min 83'), Danilo, Joao Moutinho e Bernardo Silva (Pizzi, min 46'); Andre Silva e Cristiano Ronaldo (Nani, min 67')

Técnico: Fernando Santos

Estatísticas da partida: Nova Zelândia 0–4 Portugal (FIFA)

Cartões amarelos: Lewis (Nova Zelândia, min 19'), Semedo (Portugal, min 21'), Pepe (Portugal, min 56') e Ingham (Nova Zelândia, min 82')

Cartões vermelhos: Não houve cartões vermelhos nesta partida.

-------------------------------------------------------------------------------------

LISTA DE JOGOS - FASE DE GRUPOS (3.ª RODADA)


GRUPO B:

  • 25 de junho (12h00): Alemanha x Camarões - Estádio Olímpico de Fisht, Sóchi
  • 25 de junho (12h00): Chile x Austrália - Arena Otkrytie, Moscou

México vence por 2–1, elimina a Rússia e se classifica à semifinal como segundo colocado do Grupo A da fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017

Confira a vitória por 2–1 e a classificação do México à semifinal da Copa das Confederações (FIFA)

Neste sábado, 24 de junho, dia em que o México se classificou para a semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 como segundo colocado do Grupo A, ao derrotar e eliminar a Rússia por 2–1 na Arena Kazan, em Cazã. Os donos da casa abriram o placar com Samedov, mas os mexicanos viraram com Araujo e Lozano. Com o resultado, a seleção da CONCACAF finalizou com 7 pontos em três jogos, com um saldo de gols como +2. Já a anfitriã deixa a competição na fase de grupos com uma vitória e duas derrotas.

Quanto ao retrospecto de ambas seleções, México estreou com um empate diante de Portugal por 2–2, e venceu, de virada, a Nova Zelândia por 2–1. Já a Rússia, por sua vez, estreou com vitória diante da seleção da Oceania por 2–0, mas perdeu para os campeões da Eurocopa por 1–0.

Assim que começou a partida, a seleção do México tinha total conhecimento de que jogaria pelo empate para classificar à semifinal. Por outro lado, a Rússia precisava da vitória para garantir o passaporte a próxima fase. Aos 18 minutos do primeiro tempo, Smolov foi derrubado dentro da área, mas não foi marcado nada. Entretanto, os donos da casa contestaram e, por esta razão, o árbitro de vídeo foi utilizado para avaliar uma penalidade que, no ponto de vista da tecnologia, seguiu a mesma decisão do árbitro em campo. Os gols só vieram com Samedov, aos min 25', que até então daria a vaga para os russos. Contudo, a alegria durou pouco porque Araujo empatou a partida (min 30'). O equilíbrio de ambos se manteve durante os 45 minutos iniciais.

No segundo tempo, o México sabia que a vitória era a única possibilidade de terminar na liderança do Grupo A. Por isso, a equipe lutou e até conseguiu virar a partida com Lozano (min 52'). Minutos depois, Moreno até ampliou, mas foi anulado pelo árbitro de vídeo que comprovou impedimento. O tempo foi passando e os jogadores da Rússia se descontrolaram, isto é, Zhirkov foi expulso por ter recebido dois cartões amarelos no jogo - sendo o primeiro cartão vermelho da competição. Com um a menos, os mexicanos souberam priorizar o placar e ficou por isso mesmo.

Com a vitória por 2–1, o México está classificado para a semifinal da Copa das Confederações FIFA de 2017 como segundo colocado do Grupo A, isto porque Portugal goleou a Nova Zelândia por 4–0 e ficaram com a liderança pelo saldo de gols (+5 dos portugueses contra +2 dos mexicanos). Enfrentará o líder do Grupo B na próxima fase que está marcado para a próxima quinta-feira, 29 de junho, a partir das 15h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Fisht, em Sóchi. Já a anfitriã Rússia, por sua vez, deixa a competição na fase de grupos com uma vitória e duas derrotas.

RELATÓRIO DA PARTIDA: MÉXICO 2–1 RÚSSIA

Data: 24 de junho de 2017 | Hora: 12h (de Brasília)
Estádio: Arena Kazan, Cazã | Gol(s): Samedov (Russia, min 25'), Araujo (México, min 30') e Lozano (México, min 52')
Relatório: FIFA.com e Goal.com | Homem do jogo: Lozano - México (FIFA)
Árbitro: Fahad Al Mirdasi | Árbitro de vídeo: Ravshan Irmatov

Escalação oficial das seleções de México e Rússia (FIFA)

MÉXICO (4-3-3): Ochoa; D.Reyes (L.Reyes, min 39'), Araujo, Moreno e Layun; J. dos Santos, Herrera e Guardado (Alanis, min 70'); Lozano, J. Hernandez e Vela (Aquino, min 46').

Técnico: Juan Carlos Osorio

RÚSSIA (3-5-2): Akinfeev; Dzhikya, Vasin e Kudriashov; Samedov, Erokhin (Smolnikov, min 70'), Glushakov, Golovin e Zhirkov; Smolov (Kanunnikov, min 78') e Bukharov (Poloz, min 64').

Técnico: Stanislav Cherchesov

Estatísticas da partida: México 2–1 Rússia (FIFA)

Cartões amarelos: Zhirkov (Rússia, min 9'), Guardado (México, min 16'), Kudriashov (Rússia, min 63'), Vasin (Rússia, min 71'), Golovin (Rússia, min 88') e Alanis (México, min 90+2')

Cartões vermelhos: Zhirkov (Rússia, min 68' - após segundo amarelo)

-------------------------------------------------------------------------------------

LISTA DE JOGOS - FASE DE GRUPOS (3.ª RODADA)


GRUPO B:

  • 25 de junho (12h00): Alemanha x Camarões - Estádio Olímpico de Fisht, Sóchi
  • 25 de junho (12h00): Chile x Austrália - Arena Otkrytie, Moscou

Alemanha, Chile, México e Portugal jogam pelo empate rumo às semifinais; confira lista completa da última rodada da Copa das Confederações FIFA de 2017

Logotipo oficial da Copa das Confederações FIFA de 2017

Neste sábado, 24 de junho, dará início a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017 na Rússia. Os jogos do Grupo A ocorrerão ao meio-dia deste sábado, enquanto as partidas do Grupo B será realizado no domingo (25), também no mesmo horário.

No Grupo A temos México (líder) e Portugal (vice-líder), que jogarão contra a anfitriã Rússia e Nova Zelândia, respectivamente. Já no Grupo B, por sua vez, Chile (líder) enfrenta Austrália, enquanto Alemanha (vice-líder) pega Camarões.

Atualmente, as duas seleções mais bem colocadas de cada grupo (conforme ilustrado acima) jogarão por um empate para garantir a classificação rumo à semifinal. Os jogos acontecerão simultaneamente, uma vez que, é a última rodada de uma competição FIFA.

CALENDÁRIO DE JOGOS: FASE DE GRUPOS - 3.ª RODADA


Nota: os jogos estão no horário de Brasília (UTC-3)

GRUPO A:


GRUPO B:


VER TAMBÉM: Fique bem informado - Confira os principais detalhes da Copa das Confederações FIFA de 2017

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Árbitro de vídeo foi utilizado para aplicação de cartões amarelos e pênalti na 2.ª rodada da fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017

Ao contrário da primeira rodada da fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017, em que o árbitro de vídeo foi fundamental para avaliar lances polêmicos de gol, desta vez a tecnologia foi utilizada para definir a aplicação de cartões amarelos e pênalti.

Confira abaixo os detalhes da segunda rodada:

TECNOLOGIA AJUDA "ÁRBITRO" NA APLICAÇÃO DE CARTÕES AMARELOS


Íntegra da briga entre jogadores do México e Nova Zelândia e uso do árbitro de vídeo (TV mexicana)

Na vitória do México por 2–1 sobre a Nova Zelândia, pelo Grupo A da competição, o árbitro Bakary Gassama teve um péssimo desempenho no comando da arbitragem e teve que pedir auxílio do árbitro de vídeo para decidir se aplica ou não os cartões amarelos.

Tudo começou numa jogada em que Leyes (México), Boxall (Nova Zelândia) e Herrera (México) estavam entre os principais envolvidos. O primeiro puxa a camisa do segundo; este último tentou impedir o terceiro de roubar a bola, o que acabou descontando no segundo. O árbitro ficou "boiando" em campo, pediu ajuda da tecnologia e, a princípio, puniu Herrera. Em seguida foi a vez de Leyes e, somente na decisão final amarelou o Boxall. Um árbitro inexperiente numa competição de altíssimo nível como a Copa das Confederações FIFA de 2017 na Rússia. Que feio hein Gassama!

PÊNALTI DA AUSTRÁLIA FOI APROVADO PELO ÁRBITRO DE VÍDEO


Árbitro de vídeo comprova a penalidade da Austrália (Independent.ie)

No empate por 1–1 entre Camarões e Austrália, do Grupo B, o gol dos australianos veio, de pênalti, marcado por Milligan, após Mabouka derrubar Gersbach dentro da área. O árbitro Jair Marrufo pediu análise do árbitro de vídeo e, após conferir as imagens, recebeu aprovação da equipe e a penalidade foi legitimada.

Portugal define com Cristiano Ronaldo, Nova Zelândia eliminada e o duelo Alemanha vs. Chile; os destaques da 2.ª rodada da Copa das Confederações FIFA de 2017

Nesta última quinta-feira, 22 de junho, foi concluído a segunda rodada da fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017 na Rússia. Em quatro partidas, tivemos duas vitórias (dos favoritos Portugal e México - Grupo A) e dois empates no Grupo B pelo placar de 1–1.

Entretanto, essa informação é insuficiente para que você tenha um conhecimento detalhado dos quatro jogos. Conheça abaixo os principais destaques da penúltima rodada da fase de grupos deste campeonato:


CRISTIANO RONALDO GARANTE PRIMEIRA VITÓRIA DE PORTUGAL


Cristiano Ronaldo é o cara da vitória de Portugal por 1–0 (Peru21)

Um dos principais jogos desta rodada foi o confronto entre Rússia e Portugal, que marcou a estreia da segunda rodada do Grupo A. O anfitrião do campeonato precisava apenas de uma vitória para assegurar a classificação para a semifinal. Entretanto, Cristiano Ronaldo foi decisivo logo aos 8 minutos do primeiro tempo, deixando os donos da casa sem contundência para empatar o jogo e mudar o placar.

A vitória por 1–0 sobre a Rússia foi a primeira de Portugal na competição, uma vez que, na estreia, empatou contra México por 2–2. Cristiano Ronaldo, não apenas fez seu primeiro gol, como também foi responsável pelos três pontos de sua seleção.

MÉXICO VENCE E ELIMINA A NOVA ZELÂNDIA DA COMPETIÇÃO


México jogou sem oito titulares, sofreu, mas venceu, de virada, por 2–1 (Vavel.com)

Você sabia que o técnico Juan Carlos Osório surpreendeu a todos com uma escalação sem oito titulares? O técnico do México fez sua seleção vencer a Nova Zelândia por 2–1, mas não foi fácil. Acreditando na "fragilidade" da Nova Zelândia, o adversário foi quem mais teve domínio de jogo no primeiro tempo e até abriu o placar com Wood. Somente na etapa final que Osório apresentou um time ofensivo para virar o marcador com Jiménez e Peralta.

Seria a grande oportunidade da Nova Zelândia ganhar seu primeiro jogo oficial num torneio FIFA, o que não aconteceu; muito pelo contrário, perderam e se tornaram a primeira seleção eliminada na fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017. Por outro lado, México deixou a "zebra" de lado, cumpriu seu papel como favorito e só necessita de um empate na última rodada do Grupo A contra a Rússia para se classificar à semifinal.


CAMARÕES 1–1 AUSTRÁLIA: UM EMPATE COM SABOR DE DERROTA!


Empate entre Camarões e Austrália por 1–1 complica ambas seleções (La Afición.com)

A segunda rodada do Grupo B começou com um empate entre Camarões e Austrália - resultado nada agradável para ambas seleções, isto é, porque perderam na estreia contra Chile e Alemanha, respectivamente e, por esta razão, entraram em campo zerados na tabela da fase de grupos. Os africanos abriram o placar com um belo gol de Anguissa nos acréscimos do primeiro tempo, enquanto Milligan, de pênalti, empatou para os australianos - lance avaliado positivamente pelo árbitro de vídeo.

Com o empate, Camarões e Austrália estão com 1 ponto na tabela e precisam vencer seus respectivos jogos, tirando o saldo de gols das favoritas Chile e Alemanha, que estão com 4 pontos cada.


MELHOR JOGO DA RODADA: ALEMANHA 1–1 CHILE


Alexis Sánchez fez gol, é o artilheiro histórico da La Roja e ainda foi eleito melhor da partida (Daily Mirror)

A partida terminou empatado em 1–1, contudo foi o mais esperado da segunda rodada da fase de grupos da Copa das Confederações FIFA de 2017. Alemanha, a atual campeã do mundo (2014); o Chile é o atual bicampeão da América (2015 e 2016). Um confronto entre duas seleções que apresentam um futebol de excelente qualidade, isto é, com um estilo de jogo coletivo e muito toque de bola envolvente. Embora o técnico Joachim Löw não tenha convocado os titulares da conquista do título mundial, os que tiveram em campo foram suficiente para deixar a partida com um sabor especial.

Logo no início do primeiro tempo, o Chile começou com tudo e, aproveitando uma falha da zaga alemã, Arturo Vidal tabela para Alexis Sánchez abrir o placar (min 6'). No fim da etapa inicial, ainda deu tempo para Alemanha empatar o jogo com Stindl (min 41'), graças a defesa chilena que se expôs de maneira ofensiva, deixando espaços para o adversário colocar tudo igual no marcador. No segundo tempo, o ritmo de jogo caiu e o treinador da "La Roja" fez as três substituições necessárias, enquanto a equipe de Joachim Löw não fez nenhuma troca, algo que não acontecia num jogo oficial da seleção tetracampeã do mundo desde 18 de junho de 1978 contra a Holanda.

O gol de Alexis Sánchez fez com que o atacante chileno batesse recordes como: artilharia histórica da Seleção Chilena com 38 gols, superando Marcelo Salas, que balançou as redes 37 vezes; alcançou o goleiro Claudio Bravo, com o número de jogos disputados pela Seleção Chilena, com 112 partidas; gol número 400 da história da Copa das Confederações, além de ser eleito o melhor jogador da partida.

Com o empate, Chile e Alemanha têm 4 pontos na tabela, sendo que os chilenos lideram o Grupo B pelo saldo de gols (+2 contra +1). Na última rodada, ambos jogam pelo empate para garantir a vaga à semifinal da competição.