quinta-feira, 15 de junho de 2017

Estádios, arbitragem, tabela de jogos; saiba todos os detalhes da Copa das Confederações FIFA de 2017 e fique bem informado de tudo antes da estreia

Imagem: logo oficial da Copa das Confederações FIFA 2017 na Rússia (Wikipédia)

No próximo sábado, 17 de junho, dará início a décima edição da Copa das Confederações, que será disputado na Rússia até o dia 2 de julho. Terá participação de oito seleções de todo o mundo e a competição contará com 4 estádios, sendo realizado quatro jogos cada.

No entanto, esta informação é insuficiente para que você esteja antenado sobre o evento que servirá de testes para a Copa do Mundo. Por esta razão, conheça abaixo os principais detalhes do torneio que reúne os melhores de cada continente neste ciclo 2015–2018.

SELEÇÕES PARTICIPANTES


Imagem: as oito seleções que participarão da Copa das Confederações na Rússia (Wikipédia)

A Copa das Confederações FIFA de 2017 contará com oito seleções, sendo três da Europa (feito inédito), e os demais continentes com um participante cada.

A seleção do México é o único presente na competição que já conquistou este título, em 1999, quando foi país-sede naquela ocasião. Confira abaixo a lista de participantes:

  • Rússia (país-sede);
  • Alemanha (campeão da Copa do Mundo de 2014);
  • Austrália (campeão da Copa da Ásia de 2015);
  • Chile (campeão da Copa América de 2015);
  • México (campeão da Copa Ouro da CONCACAF de 2015);
  • Nova Zelândia (campeão da Copa das Nações da OFC de 2016);
  • Portugal (campeão da Eurocopa de 2016);
  • Camarões (campeão da Copa das Nações Africanas de 2017).

ESTÁDIOS


É impossível acompanhar a Copa das Confederações sem conhecer os estádios que participarão do evento. Nesta edição, quatro estádios estarão presentes, recebendo quatro partidas cada. O Estádio Krestovsky, por exemplo, será palco da estreia entre Rússia e Nova Zelândia, além da grande final marcada para o dia 2 de julho.

Imagem: os quatro estádios que farão parte da competição na Rússia (Wikipédia)


  • Estádio Krestovsky - São Petersburgo (capacidade para 66 881 pessoas, receberá três jogos da fase de grupos - com destaque na estreia -; e a grande final da competição);
  • Arena Otkrytie - Moscou (capacidade para 44 829 pessoas, receberá três jogos da fase de grupos e a disputa pelo terceiro lugar);
  • Arena Kazan - Cazã (capacidade para 45 015 pessoas, receberá três jogos da fase de grupos e o primeiro jogo da semifinal);
  • Estádio Olímpico de Fisht - Sóchi (capacidade para 47 659 pessoas, receberá três jogos da fase de grupos e o segundo jogo da semifinal).

ARBITRAGEM


Imagem: a lista completa de árbitros que estarão na Rússia para a Copa das Confederações (Wikipédia)

Nesta edição, a principal novidade é o árbitro de vídeo (clique no link para mais detalhes e a lista completa da equipe de arbitragem), já implementado anteriormente pela FIFA no Mundial de Clubes de 2016, que serve para que os árbitros usem a ferramente para corrigir jogadas polêmicas cujo erro costuma ser visto pelo telespectador e não pelo árbitro que se encontra dentro de campo. Serão três da Europa, dois da América do Sul, enquanto África, Ásia e América do Norte com um árbitro de vídeo cada.

ELENCO DAS OITO SELEÇÕES PARTICIPANTES


No dia 8 de junho de 2017, a FIFA divulgou a lista completa dos 23 convocados de cada seleção que disputará a Copa das Confederações na Rússia. Saiba, detalhadamente, os jogadores que defenderão a Alemanha, Austrália, Camarões, Chile, México, Nova Zelândia, Portugal e Rússia (clique no link de cada seleção participante).

SORTEIO E DEFINIÇÃO DOS GRUPOS


Imagem gerada pela FIFA durante o término do sorteio para a Copa das Confederações

O sorteio ocorreu em 26 de novembro de 2016 na Tenny Academy, em Cazã. Para definir os Grupos A e B, as oito seleções foram divididas em dois potes, sendo os três melhores no Ranking da FIFA naquele período (Alemanha em 3.º / Chile em 4.º e Portugal em 8.º) + o país anfitrião (Rússia em 55.º), tiveram direito de fazer parte do pote 1 da competição. Já no pote 2, esteve o restante das seleções (México - 18.º / Austrália em 48.º / Camarões em 65.º e Nova Zelândia em 110.º).

Como a Rússia é o país-sede, automaticamente esteve garantida no Grupo A; Como houve participação de três seleções da Europa na competição, feito inédito, um dos grupos teriam, obrigatoriamente, duas seleções da UEFA (no Grupo A - Rússia e Portugal).

Portanto, o Grupo A contém Rússia (anfitrião), Nova Zelândia, Portugal e México;
já o Grupo B tem Camarões, Chile, Alemanha e Austrália.

LISTA DE JOGOS DA FASE DE GRUPOS (GRUPO A)


Imagem: Grupo A - com duas seleções da Europa, uma da CONCACAF e outra da Oceania (Wikipédia)

Com o Grupo A definido, os donos da casa estreiam neste sábado, 17 de junho, contra a Nova Zelândia, enquanto Portugal e México se enfrentam no domingo (18). Na última rodada, que ocorrerá simultaneamente, terá o duelo entre os mexicanos e russos, além dos portugueses contra a equipe da Oceania. Confira abaixo a lista de jogos das três rodadas:

Nota: Os jogos estão no horário de Brasília (UTC–3)
  • 17 de junho (12h00): Rússia x Nova Zelândia - Estádio Krestovsky, São Petersburgo (1.ª rodada)
  • 18 de junho (12h00): Portugal x México - Arena Kazan, Cazã (1.ª rodada)
  • 21 de junho (12h00): Rússia x Portugal - Arena Otkrytie, Moscou (2.ª rodada)
  • 21 de junho (15h00): México x Nova Zelândia - Estádio Olímpico de Fisht, Sóchi (2.ª rodada)
  • 24 de junho (12h00): México x Rússia - Arena Kazan, Cazã (3.ª rodada)
  • 24 de junho (12h00): Nova Zelândia x Portugal - Estádio Krestovsky, São Petersburgo (3.ª rodada)

LISTA DE JOGOS DA FASE DE GRUPOS (GRUPO B)


Imagem: Grupo B, com Ásia, África, América do Sul e África, com uma seleção cada (Wikipédia)

Com o Grupo B definido, a seleção de Camarões enfrentará o Chile neste domingo (18) em Moscou; já Austrália e Alemanha só jogam na segunda-feira (19) na cidade de Sóchi. A última participação das quatro seleções no grupo será entre o atual campeão do mundo contra os africanos, enquanto o bicampeão da América (2015 e 2016) jogará contra os australianos. Confira abaixo a lista de jogos das três rodadas:

Nota: Os jogos estão no horário de Brasília (UTC–3)
  • 18 de junho (15h00): Camarões x Chile - Arena Otkrytie, Moscou (1.ª rodada)
  • 19 de junho (12h00): Austrália x Alemanha - Estádio Olímpico de Fisht, Sóchi (1.ª rodada)
  • 22 de junho (12h00): Camarões x Austrália - Estádio Krestovsky, São Petersburgo (2.ª rodada)
  • 22 de junho (15h00): Chile x Alemanha - Arena Kazan, Cazã (2.ª rodada)
  • 25 de junho (12h00): Alemanha x Camarões - Estádio Olímpico de Fisht, Sóchi (3.ª rodada)
  • 25 de junho (12h00): Chile x Austrália - Arena Otkrytie, Moscou (3.ª rodada)


CHAVEAMENTO DA FASE FINAL


Imagem: o chaveamento que define as semifinais, os finalistas e a disputa pelo terceiro lugar (Wikipédia)

Ao contrário da Copa América Centenário, que contava com a "fase de quartas de final", na Copa das Confederações, isto não ocorre porque contém apenas oito participantes, dividido em dois grupos de quatro seleções cada. Já no torneio realizado nos Estados Unidos, eram quatro grupos de quatro cada, totalizando dezesseis equipes. Portanto, as seleções finalistas ou que disputarem o terceiro lugar farão até 5 jogos (se classificando diretamente da fase de grupos para a semifinal), e não 6 partidas.

Na fase final, os dois primeiros colocados do Grupo A e B se classificam para a semifinal, na qual o líder do Grupo A enfrenta o vice-líder do Grupo B, enquanto o líder do Grupo B pega o vice-líder do Grupo A. Os perdedores de ambas semifinais se enfrentarão na disputa pelo terceiro final; já os vencedores estarão na grande final marcada para o dia 2 de julho em São Petersburgo. Veja a lista de jogos abaixo:

Nota: Os jogos estão no horário de Brasília (UTC–3)

Semifinal I
  • 28 de junho (15h00): Vencedor do Grupo A x Segundo lugar do Grupo B - Arena Kazan, Cazã

Semifinal II
  • 29 de junho (15h00): Vencedor do Grupo B x Segundo lugar do Grupo A - Estádio Olímpico de Fisht, Sóchi

Disputa pelo terceiro lugar
  • 2 de julho (09h00): Perdedor da Semifinal I x Perdedor da Semifinal II - Arena Otkrytie, Moscou

FINAL
  • 2 de julho (15h00): Vencedor da Semifinal I x Vencedor da Semifinal II - Estádio Krestovsky, São Petersburgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário