domingo, 11 de junho de 2017

Venezuela de Rafael Dudamel faz história e conquista o vice-campeonato mundial sub-20 ao ser derrotado por 1-0 contra Inglaterra

Melhores momentos do título da Inglaterra no Mundial Sub-20 na Coreia do Sul

Você se lembra da campanha da Venezuela na Copa América Centenário? Treinado por Rafael Dudamel, o time mais jovem da competição, fez excelente campanha na fase de grupos, se classificando para as quartas de final ao vencer a Jamaica por 1-0 e Uruguai também pelo mesmo placar (eliminando-os do torneio); e empatou por 1-1 com o então favorito México na última rodada. Pois é, na edição centenária da CONMEBOL, já tínhamos visto a evolução do futebol venezuelano pelo elenco jovem e isto foi provado um ano depois numa competição entre jogadores da mesma faixa de idade.

No Mundial Sub-20 da FIFA na Coreia do Sul, Rafael Dudamel foi responsável por treinar o time desta categoria, o que foi fundamental para mostrar que a geração no futuro poderia mudar a seleção principal. Melhor time da fase de grupos, com três vitórias consecutivas, além do ataque, com 10 gols marcados e nenhum sofrido, a Venezuela já era vista com bons olhos pela imprensa mundial esportiva. Nas oitavas e quartas de final, eliminou Japão e Estados Unidos, respectivamente, na prorrogação. Voltou a enfrentar o Uruguai na semifinal, eliminando-o nos pênaltis e, finalmente, enfrentou na final a Inglaterra, país criador do futebol, o que acabou sendo derrotado por 1-0, com gol de Dominic Calvert-Lewin. Os venezuelanos até tiveram um pênalti, mas Peñaranda perdeu.

Parabenizamos a bela campanha da Venezuela, porque sabemos que, a Venezuela nunca foi um potência no futebol. Com a seleção principal, por exemplo, nunca ganhou uma Copa América e nem sequer disputou uma Copa do Mundo - sendo a única seleção do continente a ter esse feito na história. Rafael Dudamel provou que é possível revolucionar o futebol de seu país e, acreditamos que no futuro, estes jogadores poderão surpreender o continente com a equipe principal. Ser vice-campeão mundial sub-20, superando o feito do Chile, por exemplo, que foi 3.º lugar em 2007, garante que no futebol nada é impossível e quem constrói a história é o presente, para que tenhamos conteúdo para analisar e servir de referência no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário