Repercussão do jogo: eliminação precoce do Brasil na fase de grupos com gol de mão do Peru (Sepakbola)
Em contrapartida, o treinador Ricardo Gareca defende a vaga do Peru nas quartas de final e considera o gol marcado por Raúl Ruidíaz de maneira legítima. O próprio jogador peruano que balançou as redes, também falou sobre o lance, questionando a polêmica do "gol de mão" e afirmando que a bola bateu na coxa.
Confira abaixo os principais destaques do jogo que resultou na eliminação da Seleção Brasileira em plena fase de grupos da competição:
QUEBRA DE TABUS APÓS DERROTA PARA O PERU
ÚLTIMA ELIMINAÇÃO NA FASE DE GRUPOS: A última vez em que o Brasil havia sido eliminado na fase de grupos da Copa América foi em 1987, quando o Chile goleou os brasileiros por 4-0, quebrando um tabu de 29 anos.
ÚLTIMA DERROTA EM AMISTOSO: Com a derrota por 1-0, a Seleção Brasileira quebrou uma invencibilidade de 31 anos que tinha contra o Peru. A última derrota para os peruanos havia acontecido num amistoso realizado em 1985, também pelo mesmo placar, só que no Estádio Nacional, em Brasília.
- 28 de abril de 1985 - Brasil 0 x 1 Peru - Estádio Nacional, Brasília
ÚLTIMA DERROTA EM JOGOS OFICIAIS: Em torneios oficiais por exemplo, o Peru não ganhava do Brasil desde a Copa América de 1975, ou seja, há quatro décadas. Vitória por 1-0 naquele ano em pleno Estádio Mineirão, em Belo Horizonte; estádio aonde foi palco da goleada de 7-1 da Alemanha na Copa de 2014.
- 30 de setembro de 1975 - Brasil 0 x 1 Peru - Estádio Mineirão, Belo Horizonte
POSIÇÃO DE RAÚL RUIDÍAZ (RESPONSÁVEL PELO GOL DE MÃO)
O peruano Raúl Ruidíaz também falou sobre o lance que originou o gol de mão, alegando que bateu na coxa, contrariando as imagens exibidas na TV. Além disso, também falou do próximo jogo dos peruanos contra a Colômbia, adversário nas quartas de final da Copa América Centenário.
Palavras de Raúl Ruidíaz, autor do gol de mão, logo após o término da partida (Youtube)
Foi uma jogada muito rápida. A bola bateu na minha coxa. Não entendi a polêmica por ter usado a mão. Mas foi gol legítimo. Ficamos um pouco incomodados, por sorte o árbitro deu o gol. [...] Estou feliz pela classificação, e agora vamos nos preparar para jogar contra a Colômbia. É uma alegria está nas quartas de final.
POSIÇÃO DE AMBOS TREINADORES QUANTO AO GOL POLÊMICO
Palavras de Dunga (seleção brasileira) sobre o lance que originou o gol de mão:
Dunga irritado com a arbitragem e a eliminação do Brasil na Copa América Centenário (Esportes Terra)
Todo um trabalho pode ser colocado fora por uma situação imponderável. Os jogadores e eu não podemos modificar o que todo mundo viu. Não deu para entender porque o bandeirinha não correu e porque levaram quatro minutos conversando. Depois passou no telão, foi mão clara, não tem como lutar contra isso. Eles estavam falando com quem? Não precisavam da comunicação por rádio, estavam os quatro juntos. Quem estava sendo consultado? De que forma? Isso é bastante estranho.Palavras de Ricardo Gareca (seleção peruana) sobre o lance que originou o gol de mão:
Ricardo Gareca sorridente após a vaga do Peru para as quartas de final (Libero Peru)
Ganhamos de forma merecida, ninguém nos deu nenhum presente, independentemente de como se considere o gol. [...] qualquer incidência está dentro dos riscos que podem acontecer. [...] Nossa equipe foi prática, defendeu quando tinha que defender.Fontes:
Rádio Jornal - 13 de junho de 2016 (dados referente a tabus quebrados do Brasil)
Wikipédia - 13 de junho de 2016 (dados referente ao retrospecto de jogos entre Peru e Brasil)
GCN - 13 de junho de 2016 (para citar as palavras de Ricardo Gareca)
La Nación - 13 de junho de 2016 (para citar a posição de Raúl Ruidíaz sobre o gol)
Nenhum comentário:
Postar um comentário