domingo, 26 de junho de 2016

Jorge Sampaoli não se desgruda da Seleção Chilena

Jorge Sampaoli foi campeão da Copa América de 2015 quando treinava o Chile.

Faltavam poucos minutos para as 10 da noite de segunda-feira, 6 de junho - quando Jorge Sampaoli esteve a frente da televisão de sua casa. O treinador argentino não queria perder o detalhe do jogo entre Chile e Argentina. Era a estreia dos atuais campeões da América na Copa América Centenário e o ex-treinador assistir mesmo de longe a sorte do Chile.

Pessoas mais próximas dele garantem que segue o Chile "como um torcedor a mais", embora sua preocupação era muito clara após a derrota na estreia. Sampaoli não gostou da forma que a equipe treinada por Juan Antonio Pizzi. Repetiria a mesma coisa quatro dias depois, ganhou venceu a Bolívia por 2-1, pela segunda rodada da fase de grupos (Grupo D). Apesar da vitória, o rendimento novamente preocupou o ex-técnico da Universidad de Chile.
Se preocupou depois dos dois primeiros jogos. Não gostou da maneira que jogou a equipe. Respeita muito o trabalho de Pizzi, mas quer que estes jogadores vão bem. Sente um grande carinho e aprecia muito todos que estão na Seleção. Por isto sempre quer o melhor para eles.
Depois daquele jogo, no entanto, seu foco de atenção mudou. Em 12 de junho pegava o avião para viajar a Espanha, e no dia seguinte, ter sua primeira aparição no Sevilla, no qual será treinador pela próxima temporada. Desde então, contam com seus colaboradores, que está focado 100% em seus novos desafios no time espanhol.

Mesmo assim, viu no hotel em Sevilla junto com Jorge Desio a vitória da Seleção Chilena por 4-2 contra o Panamá. Neste dia ele gostou do trabalho do Chile e comentou com pessoas mais próximas dele que o time parecia mais aquele que conquistou a Copa América de 2015.

Tudo isso em meio de suas primeiras ações como treinador não oficializado do Sevilla. Nos três dias que durou sua passagem pela Espanha, concluiu o contrato com o clube, trabalhou nos detalhes de planificação, e inclusive, aprovou alguns nomes que integrarão seu novo elenco. Aí veio a chegada do volante espanhol Pablo Sarabia, do japonês Hiroshi Kiyotake e se comunicou com o francês de origem tunisiana Hatem Ben Arfa, a quem quer como sua figura principal neste novo processo do clube europeu.

Após voltar ao Chile no dia 16 de junho, permaneceu quatro dias no país. Tempo suficiente para comemorar a goleada de 7-0 do Chile sobre o México:
Neste jogo eu fiquei muito satisfeito. Disse que a equipe deu uma exibição de gala e que deveriam ser por mais gols.
No dia 20 de junho, outra viagem. O voo LAN 439 levou até a Argentina, no qual permaneceu até ontem. Em seu país viu as duas semifinais da Copa América Centenário, embora sua mente esteja mais focada em sua nova experiência como treinador.
Todos sabiam que o sonho dele era treinar na Europa. Está a um passo de conseguir, e por si mesmo, desde a viagem para Sevilla não para de trabalhar nisso. 
Além disso, garantem que Sampaoli aproveitou sua atenção no grande trabalho particular de Charles Aránguiz e Eduardo Vargas, dois dos jogadores mais valorizados pelo técnico, e que inclusive, não descarta pedir a contratação deles para o Sevilla.

Com isso em mente, o argentino está contente com o desempenho do Chile, sendo destacado por pessoas próximas dele que destaca a alegria e os novos êxitos da equipe:
É notado o entusiamo com a Seleção Chilena. Agora está na fase de virar a página definitiva na seleção e focar nos novos desafios, que são muito importantes também. 
 No entanto, Jorge Desio, preparador físico que trabalha com Sampaoli, assegurou ao jornal chileno La Tercera que está orgulhoso de ter feito parte do corpo técnico mais exitoso na história da Seleção Chilena:
Estou realmente contente com o que está acontecendo na Seleção.
O treinador se prepara para voltar a treinar, cinco meses depois de deixar de ser treinador do Chile. Com seu novo desafio no Sevilla a dá volta na esquina, isto é, Jorge Sampaoli jamais esquecerá da Seleção Chilena.

-- FINAL DA COPA AMÉRICA CENTENÁRIO --

  • 26 de junho (21h00): Argentina x Chile - MetLife Stadium, East Rutherford
Fonte: La Tercera Deportes (25 de junho de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário