terça-feira, 7 de junho de 2016

Gols, artilharia e curiosidades - resumo da 1ª rodada da Copa América Centenário

Na última segunda-feira (6), foi encerrado a 1ª rodada da fase de grupos da Copa América Centenário realizado nos Estados Unidos. Foram disputado oito jogos, com direito a gols, artilharia e muita curiosidade. Confira abaixo os destaques de uma rodada cheio de informações:

O "ANFITRIÃO" ESTADOS UNIDOS ESTREIA COM DERROTA


Imagem: Tera Deportes

Os Estados Unidos, donos da casa, estreou com derrota para a Colômbia por 2-0, em partida válida pela estreia do Grupo A do torneio. A derrota era vista como uma grande surpresa, uma vez que a seleção teve uma preparação antecipada com direito a três vitórias consecutivas.

JOGOS SEM GOLS


Na primeira rodada o que não faltou foram jogos sem gols. Isto ocorreu duas vezes: No duelo entre Costa Rica e Paraguai, pelo Grupo A, o resultado final não passou de 0 a 0; o mesmo placar entre Brasil e Equador, ambos do Grupo B, no qual as redes também não balançaram.


GOL DE ARTILHEIRO DAS EDIÇÕES DE 2011 E 2015 DA COPA AMÉRICA


Imagem: Paolo Guerrero, artilheiro das edições de 2011 e 2015 (Depor.com)

Uma das principais curiosidades da primeira rodada é um atacante artilheiro das duas últimas edições da Copa América garantir a vitória de sua seleção no torneio de 2016 nos Estados Unidos. Seu nome é Paolo Guerrero, peruano de 32 anos. Foram 11 gols nas últimas três edições: Balançou as redes 5 vezes na Argentina (2011) e 4 vezes no Chile (2015). Além disso, havia feito um gol na Copa América de 2007 na Venezuela. O gol de Guerrero garantiu a vitória do Peru contra o Haiti, pelo Grupo B da Copa América Centenário.

VITÓRIA DA SELEÇÃO MAIS JOVEM DA COMPETIÇÃO


Imagem: Josef Martínez, 23 anos, faz parte do elenco caçula da Venezuela (Ovación Deportes)

Voce deve se perguntar: O que isso tem a ver com a rodada? Bom, sabemos que a Venezuela possui a seleção mais "caçula" da Copa América Centenário em termos de idade. O destaque da rodada envolve o fato desta seleção ter derrotado a Jamaica por 1-0 na abertura do Grupo C. O gol foi marcado por Josef Martínez, de apenas 23 anos de idade, num grupo onde há duas seleções de altíssimo nível (México e Uruguai).

MELHOR PARTIDA DA RODADA - MÉXICO 3-1 URUGUAI


Imagem: Resultado final do melhor jogo da rodada (print do Fox Deportes Mexico)

Quando falamos em melhor jogo, pode até se tratar de uma simples opinião igual ou oposta a sua; neste último caso você provavelmente não concordaria. Contudo, a unanimidade diria que a melhor partida da rodada se refere a vitória do México por 3-1 contra o Uruguai, no University of Phoenix Stadium, em Glendale, válido pelo Grupo C da competição. Além de ser o jogo com maior número de gols (4 vezes) até o momento, tudo começou na chegada dos jogadores ao estádio, quando houve um equívoco no hino do Uruguai, sendo trocado pelo hino do Chile. Durante a partida, houve expulsões para ambos os lados (Matías Vecino - Uruguai) e (Andrés Guardado - México), gol contra do uruguaio Álvaro Pereira que já estava dando a vitória parcial aos mexicanos, e nos últimos sete minutos de jogo, Rafa Márquez e Héctor Herra definiram a vitória do México, marcado por um jogão em alto nível envolvendo grandes seleções dentro de campo.

ARTILHEIRO DA RODADA - 2 GOLS DE BLAS PÉREZ


Imagem: Blas Pérez é o artilheiro da rodada por marcar dois gols (CONMEBOL)

Se você imaginar algum jogador na Copa América Centenário entre os principais destaques, consequentemente não pensaria em Blas Pérez. Contudo, o atacante do Panamá é o artilheiro da primeira rodada. Ele balançou as redes duas vezes contra a Bolívia, em jogo válido pelo Grupo D. Único jogador a fazer dois gols nesta rodada (os demais ao menos balançou a rede uma vez).

REEDIÇÃO DA FINAL DA COPA AMÉRICA DE 2015


Imagem: Argentina se vinga do Chile em reedição da final de 2015 (TV Max Deporte)

O confronto entre Argentina e Chile, do Grupo D da competição até poderia ter competido com o jogo dos mexicanos e uruguaios no duelo pela melhor partida. Porém, há um fator especial: A reedição da final da Copa América de 2015 que resultou em 0 a 0 durante 120 minutos de jogo, com título chileno nos pênaltis (4-1). Falando do jogo desta noite, os argentinos deram o troco, vencendo por 2-1 com gols de Di María e Banega. Quando faltava apenas um minuto para finalizar a partida, todos imaginavam que o resultado seria 2-0, até que o chileno José Pedro Fuenzalida aparece de cabeça para diminuir o placar numa cobrança de falta, o que dá a oportunidade do Chile reverter a situação no decorrer de seus próximos confrontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário